BIOGRAFIA: MORRE NESTA MANHÃ CARLOS G. DE AMORIM EX-PREFEITO DE IMPERATRIA-MA E PAI DO DEPUTADO ESTADUAL CARLINHOS AMORIM


 Esse este que está discursando é o ex-prefeito Carlos Gomes de Amorim quando era prefeito
Carlos Amorim quando era prefeito

Imperatriz perdeu hoje 09/12/2014 um dos seus ex-prefeitos que faleceu nesta manhã, com seus 84 anos CARLOS GOMES DE AMORIM nascido em 21/04/1930, era Médico, pecuarista, político e poeta. Prefeito de Imperatriz, de 31 de janeiro de 1977 a 31 de janeiro de 1983. Foi um dos fundadores da Associação Médica de Imperatriz (AMI), em 1975, e um dos realizadores da 1ª EXPOIMP (Exposição Agropecuária de Imperatriz), em 1969. Eleito prefeito pela extinta ARENA (Aliança Renovadora Nacional), com maioria absoluta, derrotando Remi Ribeiro e Agostinho Noleto, candidatos de duas outras sublegendas da mesma ARENA.

Amorim também foi secretário de Saúde do Município no ano de 1.996, quando a cidade era liderada pelo então interventor Ildon Marques de Sousa. 

Carlos Gomes de Amorim é natural de Alagoas. Migrou para a cidade na década de 70. Foi um dos pioneiros no exercício da medicina. O envolvimento com as causas da cidade o levaram á atividade política, tendo vencido a eleição para prefeito em 1.976.

Agregador, Carlos Amorim protagonizou uma gestão considerada exitosa. Deixou a vida pública com a imagem de gestor sério, que tratava adversários com generosidade. Em sua gestão fez o Calçadão, Feira do Bacuri, Feira de Nova Imperatriz, asfaltou o Centro da cidade e construiu muitas escolas.
Na gestão Amorim Imperatriz tinha um território enorme, incluindo os atuais Municípios de Açailândia, Itinga, Brejão, São Pedro da Água Branca, Vila Nova dos Martírios, Cidelândia, Davinópolis e Ribeirãozinho.

Foi o ex-prefeito Carlos Amorim quem lançou na política o jornalista Edison Lobão. Em 1.978, a pedido do presidente Ernesto Geisel, bancou a eleição de Lobão a deputado federal. Lobão, como se sabe, posteriormente foi reeleito, tornou-se governador do Maranhão, senador e ministro de Estado.
Casado com Inês Amorim, deixa sua esposa dona Inês e três filhos Valéria, Catarina e dentre ele é o advogado e deputado estadual Carlos Antônio Lemos de Amorim,( Carlinhos Amorim) seu herdeiro político na foto abaixo.

 
                         Seu filho Carlinhos Amorim



OBS: Causas da morte do ex-prefeito de Carlos Amorim pai insuficiência respiratória. 

Notícias Relacionadas

POLITICA 5306278707826056954

Postar um comentário

Enquete

Canal de Videos

Últimas Notícias

Encontre-nos no Facebook

CNT Oline

item