BIOGRAFIA: MORRE NESTA MANHÃ CARLOS G. DE AMORIM EX-PREFEITO DE IMPERATRIA-MA E PAI DO DEPUTADO ESTADUAL CARLINHOS AMORIM


 Esse este que está discursando é o ex-prefeito Carlos Gomes de Amorim quando era prefeito
Carlos Amorim quando era prefeito

Imperatriz perdeu hoje 09/12/2014 um dos seus ex-prefeitos que faleceu nesta manhã, com seus 84 anos CARLOS GOMES DE AMORIM nascido em 21/04/1930, era Médico, pecuarista, político e poeta. Prefeito de Imperatriz, de 31 de janeiro de 1977 a 31 de janeiro de 1983. Foi um dos fundadores da Associação Médica de Imperatriz (AMI), em 1975, e um dos realizadores da 1ª EXPOIMP (Exposição Agropecuária de Imperatriz), em 1969. Eleito prefeito pela extinta ARENA (Aliança Renovadora Nacional), com maioria absoluta, derrotando Remi Ribeiro e Agostinho Noleto, candidatos de duas outras sublegendas da mesma ARENA.

Amorim também foi secretário de Saúde do Município no ano de 1.996, quando a cidade era liderada pelo então interventor Ildon Marques de Sousa. 

Carlos Gomes de Amorim é natural de Alagoas. Migrou para a cidade na década de 70. Foi um dos pioneiros no exercício da medicina. O envolvimento com as causas da cidade o levaram á atividade política, tendo vencido a eleição para prefeito em 1.976.

Agregador, Carlos Amorim protagonizou uma gestão considerada exitosa. Deixou a vida pública com a imagem de gestor sério, que tratava adversários com generosidade. Em sua gestão fez o Calçadão, Feira do Bacuri, Feira de Nova Imperatriz, asfaltou o Centro da cidade e construiu muitas escolas.
Na gestão Amorim Imperatriz tinha um território enorme, incluindo os atuais Municípios de Açailândia, Itinga, Brejão, São Pedro da Água Branca, Vila Nova dos Martírios, Cidelândia, Davinópolis e Ribeirãozinho.

Foi o ex-prefeito Carlos Amorim quem lançou na política o jornalista Edison Lobão. Em 1.978, a pedido do presidente Ernesto Geisel, bancou a eleição de Lobão a deputado federal. Lobão, como se sabe, posteriormente foi reeleito, tornou-se governador do Maranhão, senador e ministro de Estado.
Casado com Inês Amorim, deixa sua esposa dona Inês e três filhos Valéria, Catarina e dentre ele é o advogado e deputado estadual Carlos Antônio Lemos de Amorim,( Carlinhos Amorim) seu herdeiro político na foto abaixo.

 
                         Seu filho Carlinhos Amorim



OBS: Causas da morte do ex-prefeito de Carlos Amorim pai insuficiência respiratória. 

Notícias Relacionadas

POLITICA 5306278707826056954

Postar um comentário

Câmara Municipal de Imperatriz

Câmara Municipal de Imperatriz
FAZENDO MAIS PELA NOSSA CIDADE

Enquete

Canal de Videos

Últimas Notícias

Encontre-nos no Facebook

CNT Oline

item